Prevenção e tratamento para idosos
logo_espaco_corpo_vital

Rua Dr. Cardos de Almeida, 623 - Centro

Botucatu/SP  Tel: (14) 3814 7695 / 9776 3258

 

idososPrevenção e tratamento para idosos, exercícios na terceira idade.

O fato natural da vida de todo indivíduo é ser levado para o envelhecimento, um processo encantador capaz de permitir ao ser humano passar por sensações e momentos, ainda que estejam divididos entre bons e maus. O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais, materiais. Traz também consequências como um conjunto de alterações estruturais e funcionais como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se que se acumulam de forma progressiva dificultando a adaptação do indivíduo ao meio ambiente, desencadeando modificações de ordem psicológica e social. É assim que se destaca a aplicação da fisioterapia geriátrica.

Prevenção é a palavra chave, para isso, é necessário adaptar o ambiente em que o idoso vive para evitar acidentes domésticos e estar atento as doenças predominantes entre outras as doenças reumatológicas como artrites, fibromialgia, osteoporose, entre outras. A fisioterapia reumatológica trata as doenças crônico-degenerativas, com objetivo de minimizar dores e incapacidades, evitar e prevenir deformidades, fortalecer e alongar músculos envolvidos. Buscando sempre o Bem Estar nas atividades funcionais.

 

Dizem que o idoso é como se fosse uma criança, e não é. Temos que respeitar o seu histórico de vida, oscilação de humor facilmente, e o fato de não terem mais autonomia em decorrência desses fatores influencia muito.


A fisioterapia geriátrica busca ainda a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso. Utilizando-se de técnicas de exercícios e treino de equilíbrio, podendo perceber em pouco tempo a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio.

 

A fisioterapia geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do idoso. Ainda garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.

 

Ainda que não seja necessário apresentar problemas como dificuldade locomotora causada por problemas musculares ou nas articulações. Sua aplicação pode se fazer necessária tão cedo quanto sejam percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras advindos com o tempo já vivido, tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e coordenação motora, além de perda da massa muscular e óssea, o que causa um aumento de gordura corporal.

A atividade física regular, principalmente o fortalecimento muscular, influencia a manutenção das atividades ósseas normais, e por este motivo vem sendo indicada no tratamento da osteoporose.
Atividades bem orientadas e praticadas periodicamente podem ajudar a manter uma melhor qualidade de vida, pois os exercícios físicos diminuem a chance de morte por problemas cardiovasculares, estimulam a circulação, corrigi a postura, diminui o estresse e aumentar a flexibilidade, aumenta a força muscular, proporciona mais equilíbrio, o que acaba favorecendo a coordenação dos movimentos, mantém a autoestima, o bem estar físico e mental.
A escolha do exercício deve ser a que lhe de mais satisfação e prazer, de modo que seja incluída na rotina diária e seja praticada com regularidade. É indispensável o acompanhamento de um profissional qualificado para a orientação dos exercícios.

Entre em contato com o Espaço Corpo Vital e peça uma avaliação com nossa fisioterapeuta.

 

Our website is protected by DMC Firewall!