Fisioterapia Desportiva
logo_espaco_corpo_vital

Rua Dr. Cardos de Almeida, 623 - Centro

Botucatu/SP  Tel: (14) 3814 7695 / 9776 3258

 

ID-100325496
Fisioterapia desportiva ou fisioterapia esportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca principalmente a prevenção e atenção ao atleta amador e profissional, e de qualquer outra pessoa que pratique alguma atividade física.

O que diferencia a fisioterapia desportiva da fisioterapia ortopédica, é que o tratamento fisioterapêutico voltada para atletas é um tratamento mais avançado, é direcionado às necessidades especificas e dinâmicas de acordo com a modalidade esportiva.
Atletas são expostos a condições de sobrecargas muscular e óssea com mais frequência que os indivíduos que não praticam esportes, o que aumenta a necessidade de cuidados mais vigorosos em relação às prevenções de lesões por eles sofridas, ou as já instaladas.
A fisioterapia desportiva tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles após a reabilitação possam retomar o mais rápido possível, porém de forma gradual e segura as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticavam antes.
O fisioterapeuta tem a função de orientar o atleta a fim de evitar sintomas decorrentes da lesão já ocorrida e riscos maiores. Além disso, ele realiza frequentes avaliações funcionais para verificar o andamento da recuperação das lesões, além de auxiliar na prevenção do aparecimento ou retorno da lesão ou dos sintomas decorrentes dela. Os transtornos mais comuns são as tendinites, as lesões ligamentares, as contusões e distensões, as entorses, as luxações e subluxações, as fraturas, além de bolhas, calos, e cortes em geral.
A fisioterapia tem o cuidado de elaborar um programa ideal e individual para o atleta, aliando a correção postural aos exercícios realizados com o intuito de melhorar seu condicionamento físico, potencializar o ganho de força e a resistência muscular, e torná-lo apto para o retorno à prática saudável dos esportes.

Objetivos

  • Retornar o atleta o mais rápido possível e com segurança dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão
  • Promover condições ao sistema músculo-esquelético para a prática de exercícios
  • Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos
  • Reabilitar o atleta que necessita de intervenção fisioterapêutica
  • Avaliar funcionalmente se o atleta será apto a retornar ao esporte, minimizando as recidivas
  • Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas
  • Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema músculo-esquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento
  • Orientar e preparar o atleta que deseja iniciar atividade física.

Indicações
Indicado para pessoas de todas as idades, que querem iniciar a prática de atividade física, e também atletas que tenham pretensão de voltar a praticar esportes após alguma lesão, mas que necessitam de cuidados especiais até a alta da fisioterapia.
A fisioterapia desportiva é indicada nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas mediante a avaliação do fisioterapeuta. Dentre as patologias que a fisioterapia desportiva poderá atuar estão: pós-operatórios, lombalgias, lesões musculares e ligamentares, de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose), etc.

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd