Manchas na pele
logo_espaco_corpo_vital

Rua Dr. Cardos de Almeida, 623 - Centro

Botucatu/SP  Tel: (14) 3814 7695 / 9776 3258

 

manchasManchas são alterações na coloração da pele, apresentam diferentes tonalidades e variam sua intensidade. As causas das manchas são alteração de melanina (pigmentação da pele), distúrbios hormonais (cloasma), exposição ao sol, marcas de acne. Podem aparecer em qualquer idade, seja homem ou mulher.

Um verdadeiro tormento principalmente quando aparecem no rosto. As manchas estão entre as maiores preocupações estéticas dermatológicas das mulheres, e não é para menos, as manchas no rosto podem aparecer muito antes dos trinta anos de idade. E muito deste problema se deve à falta de proteção solar.

Tipos de manchas faciais


Melanócitos e hipermelanoses cutâneas

A pele tem células especiais chamadas melanócitos. A sua função é produzir uma substância escura que se difunde por toda a pele, a melanina. Esta substância tem ligação com a cor da pele e com seu nível de sensibilidade aos raios solares. Nas pessoas albinas (extremamente brancas), existe uma deficiência na produção de melanina. A maior intensidade de pigmentação é adquirida com o aumento da produção de melanina. Existem diversos peelings que clareiam essas manchas deixando a pele mais harmoniosa. O tratamento domiciliar para despigmentação é necessário.

Sarda

As sardas ou efélides são manchas pequenas que parecem um ponto. Por isso, são chamadas de manchas puntiformes pelos médicos. Nestes pontos, tem-se um aumento da quantidade de melanina. Elas podem aparecer após 3 anos de vida nas áreas mais expostas ao sol.

Mancha Senil

À medida que a pele é exposta ao sol, fica mais morena, alterando seu pigmento natural na camada superficial, devido ao processo que as radiações ultravioletas A e B desencadeiam no organismo. Como consequência, a pele poderá apresentar uma coloração irregular, dando origem às famosas manchas de sol (melanoses solares).
Manchas do sol tem a coloração castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. A causa principal é o fotoenvelhecimento da pele, que é o envelhecimento do tecido causado pela luz do sol.
São manchas que aparecem na pele das pessoas com idade mais avançada. Como os efeitos do Sol são cumulativos, estas manchas costumam aparecer após os 45 anos de idade. Por isso são relacionadas com a senilidade.

O peeling químico que age nos componentes dérmicos e epidérmicos diminuem a espessura do extrato córneo hiperqueratótico. Assim melhoram o aspecto envelhecido da pele como rugas, aspereza ao toque, manchas hiperpigmentadas e lividez.

O filtro solar previne manchas causadas pelo sol. Também pode ser utilizado para evitar a progressão das manchas já existentes.

Mancha de Gravidez

Existem alguns tipos de manchas grandes acastanhadas na face, que têm o Sol como fator desencadeante. São chamadas pelos médicos de melasmas. Surgem principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. Aparecem principalmente nas mulheres, mas também podem acometer os homens. Alguns fatores que influenciam seu surgimento: uso de anticoncepcionais, tendências genéticas e características raciais.

As manchas de gravidez são chamadas melasmas, as alterações hormonais provocadas neste período, associadas à exposição solar, levam ao seu surgimento. Manchas causadas durante a gravidez acontecem pois as mulheres ficam mais suscetíveis às manchas devido à variação hormonal e à predisposição genética.

De todas as manchas o melasma são mais fáceis de serem tratadas, como por exemplo com a utilização de cremes clareadores, e peelings entre outros. Porém, as mais difíceis de serem removidas, pois o paciente melhora após o tratamento, e pelo mínimo de sol que essa pele é exposta as manchas retornam novamente.

O peeling mecânico pode ser feito durante a gestação por ser um peeling somente abrasivo (sem ácidos).

Manchas Branca

Muitas hipocromias (manchas brancas) representam doenças de pele, como vitiligo, hanseníase, pitiríase versicolor, sífilis e outras. Algumas delas até se beneficiam de um pouco de Sol. Outras precisam de tratamento com antibióticos específicos e acompanhamento através de exames de laboratório, pois podem trazer consequências graves para a sua saúde. São difíceis de remove-las pois perderam a pigmentação natural da pele.

Manchas causadas por lesões como acne, queimaduras, machucados e picadas de insetos também podem deixar a pele manchada.

O peeling é o mais indicado para o tratamento de manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente e possibilita a formação de uma nova camada saudável e lisa. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo, tudo vai depender do dano causado a sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

 

Agende sua avaliação com nossa fisioterapeuta no Espaço Corpo Vital para orientação do tratamento adequado.

 

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd