Cuidados com cada tipo de pele
logo_espaco_corpo_vital

Rua Dr. Cardos de Almeida, 623 - Centro

Botucatu/SP  Tel: (14) 3814 7695 / 9776 3258

 

O rosto está mais exposto que outras partes do corpo à fumaça, poeira, vento, sujeira do ar, etc. A importância de limpar o rosto diariamente diminui os problemas na pele, deixando com uma aparência mais uniforme e limpa, porém sabemos que mesmo que a limpeza superficial seja feita em casa, deve-se utilizar um produto especifico para cada tipo de pele e a mesma serve como prevenção.

É recomendado não descuidar da hidratação, sempre usando produtos específicos. Tirar a maquiagem e lavar bem o rosto antes de dormir. Todos os dias.
O uso do filtro solar diariamente também é muito importante para a prevenção de manchas na pele, câncer de pele, ressecamento, rugas e envelhecimento..

pele oleosaCuidados com a pele oleosa

A pele oleosa é uma pele brilhante, engordurada, com poros dilatados, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Há uma tendência ao aparecimento de cravos e espinhas.A pele oleosa deve ser tratada com produtos a base de gel, creme gel ou oil free, principalmente o filtro solar que deve ser utilizado todos os dias. Os produtos não devem conter álcool, lavar a pele com sabonete específico, esfoliar a pele uma vezes por semana com esfoliante próprio para seu tipo de pele e de grânulos suaves. Evitar alimentos gordurosos também ajuda.

A pele oleosa ao contrário do que se pensa, também tem que ser frequentemente hidratada com produtos apropriados. Quanto mais desidratada, mais óleo essa pele produzirá diariamente.
Para o controle da oleosidade, hidratação profunda e rejuvenescimento da pele o tratamento mais indicado é o de argiloterapia, e no inverno os peelings químicos.

A limpeza de pele a cada 20 ou 30 dias também ajuda a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas.


pele mistaCuiados com a pele mista

A pele mista alterna entre áreas oleosas ( brilhante, engordurada, com poros dilatados, principalmente na zona T) e secas (ressecada, leve descamação, áspera e opaca nas demais áreas da face).
Também devem ser tratadas e hidratadas com produtos apropriados para pele mista. Em casa pode ser feita esfoliação e uso de loções adstringentes na zona T uma vez por semana, usar sabonetes para pele mista.

A limpeza de pele e a hidratação profunda para a pele mista deve ser feita a cada 30 ou 40 dias para prevenir o aparecimento de cravos e espinhas e equilíbrio dessa pele.

 

 

pele normalCuidados com a pele normal

A pele normal tem uma hidratação equilibrada, com boa textura, poros normais, sem brilho excessivo, nem sensação de repuxamento (não é nem brilhante nem opaca).
Para a pele normal o sabonete deve ser neutro, loção de limpeza para higienização e hidratante com filtro solar diariamente.

A limpeza de pele e hidratação devem ser feitas a cada 2 meses.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

pele secaCuidados com a pele seca

A pele seca tende à desidratação, uma textura áspera e aspecto opaco. Tem tendência a mostrar mais precocemente as linhas de expressão. Devem ser evitados banhos quentes e produtos que contenham álcool, como adstringentes por exemplo, e filtros solares em gel. Em casa a hidratação deve ser feita pelo menos duas vezes por dia, a base de cremes hidratantes próprio para o rosto.
Para as peles secas o ideal são os tratamentos feitos com iontoforese (é a introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente galvânica com fins terapêuticos), durante um tratamento de 20 minutos pode-se introduzir alguns miligramas de medicamentos a uma profundidade de 2 a 3 mm.

A cada 28 dias aproximadamente a camada da pele (camada córnea) se renova, se a pele não tiver nenhum cuidado ela fica sem viço. Para devolver o brilho e maciez natural, a limpeza de pele é feita a cada 2 meses.


pele sensivelCuidados com a pele sensível

A pele sensível é uma pele hiper-reativa, caracterizada por uma fraqueza da camada córnea, é mais sensível a fatores externos como frio, calor, variação de temperatura, vento, poluição e uso excessivo de cosméticos. Tem a característica rosada a avermelhada, pode ter leve descamação na superfície, com pequenos vasos dilatados. Pele geralmente intolerante a muitos cosméticos.
Para esse tipo de pele preferir produtos sem perfume, sem ou com poucos conservantes, use produtos que acalmem a pele como camomila, água thermal e aquaporinas. Evite a automedicação para escolher produtos anti aging, consulte um dermatologista ao escolher produtos para o seu tipo de pele.

Tratamentos indicados: o laser e a luz intensa pulsada ajudam a diminuir o eritema (vermelhidão) muito comum quando a pele sensível está associada a vasinhos dilatados na superfície da pele.
Com a chegada do verão, é importante ter consciência e tomar certos cuidados com a pele. É essencial usar produtos específicos para pele sensível e não dispensar o uso de um bom filtro solar, repassando a cada duas horas.


pele masculinaCuidados com a pele masculina

A pele masculina é mais oleosa devido aos hormônios masculinos, podem ter cravos, acne e pelos encravados por fazer a barba com frequência. Devem ser consideradas as características e necessidades particulares da pele masculina para a escolha do tratamento mais adequado.

O aspecto geral da pele do homem é diferente do da mulher. A pele é mais espessa e a textura mais áspera. Em geral não apresentam tantas rugas faciais quanto as mulheres. A barba esconde irregularidades da pele como cicatrizes, manchas e vasos. Portanto, as mulheres se preocupam muito mais em reparar alterações da pele que os homens, uma vez que estes não notam alterações na sua pele tão cedo.

Existe uma relação direta entre espessura da pele e concentração de colágeno. A pele do homem é aproximadamente 25% mais espessa que a da mulher. A densidade de colágeno na pele dos homens é maior que nas mulheres em todas as faixas etárias. Nos homens há um afinamento gradual da pele com o passar dos anos. Nas mulheres, a espessura cutânea se mantém praticamente constante até a 5 ª década de vida e depois disso, apresenta afinamento significativo. Com a mesma idade e tendo sofrido as mesmas influências externas de envelhecimento (exposição solar, tabagismo, ingestão alcoólica e hábitos alimentares), os homens apresentam rugas mais pronunciadas que as mulheres. As rugas nos homens ocorrem mais tarde que nas mulheres, mas quando aparecem são mais profundas e marcadas.
Na face, os homens tem glândulas sebáceas em maior número, volume e sensibilidade maior à testosterona do que as mulheres. Dessa forma, a produção de sebo nos homens é em média 2 vezes maior, o que resulta em uma pele mais oleosa com presença de poros dilatados, comedões e acne. O pH cutâneo da pele masculina é mais ácido sendo 0,5 mais baixo que nas mulheres. Há diferenças entre a secreção sudorípara (responsáveis pela produção do suor em homens e mulheres).Os homens tem menor número de glândulas apócrinas que as mulheres, porém a taxa de sudorese nos homens é mais do que o dobro das mulheres .

A limpeza de pele deve ser feita a cada 30 dias. O ideal é que o tratamento de prevenção de marcas de acne e cuidados com a pele se inicie na época da adolescência, quando as espinhas começam a aparecer.

 

Agende sua avaliação com nossa fisioterapeuta no Espaço Corpo Vital para orientação do tratamento adequado para o seu tipo de pele.


 

 

Our website is protected by DMC Firewall!