Massagem relaxante
logo_espaco_corpo_vital

Rua Dr. Cardos de Almeida, 623 - Centro

Botucatu/SP  Tel: (14) 3814 7695 / 9776 3258

 

Stress e Saúde
relaxanteNa vida moderna, todos nós sofremos tensões que colocam em risco a nossa saúde. A massagem anti-stress ou desestress é um tratamento preventivo para os efeitos dessas tensões e é indicada igualmente para homens e mulheres de todas as idades, desde que não tenham nenhum tipo de restrição médica.

O stress afeta a todos nós, desde o toque do despertador pela manhã até o último piscar de olhos, à noite. É uma reação natural contra qualquer tipo de pressão ou mudança extra, agradável ou não, imposta ao corpo ou à mente. O stress é percebido em geral como negativo, porém devemos lembrar que positivamente pode provocar um estímulo necessário para o movimento, realização e finalização de tarefas, ensejando o aumento da confiança e impulsionando a energia.

O stress revela-se nocivo quando a carga torna-se muito pesada e perdemos a capacidade de lidar com ela de forma calma e racional. Todos nós temos limiares diferentes de stress, reagindo de formas distintas às circunstâncias. O que é revigorante em dado momento, torna-se insuportável em outros instantes, cujo acúmulo provoca uma sobrecarga mental, física e emocional, limitando as reações adequadas no cotidiano, o que pode ter várias reações, como dores, congelamento, medo ou fuga.

A hipófise libera hormônios, que por sua vez estimulam a glândula suprarrenal a produzir adrenalina, cortisol e noradrenalina. Estes três hormônios têm grandes impactos nos órgãos e tecidos humanos. O nível de insulina no sangue diminui e a pessoa tem um aumento de glicose no sangue. O stress também diminui a atividade do sistema parassimpático e aumenta o sistema simpático. Isto leva a um ritmo cardíaco e a pressão sanguínea mais elevada. Além do mais, o corpo tira sangue dos órgãos que não são necessários para a sobrevivência imediata, como os rins e os intestinos. Os músculos e o coração recebem mais sangue e o ritmo de respiração aumenta.

Estes sintomas ao persistirem podem evoluir para quadros mais graves desde inflamações à problemas articulares, e a continuada presença do stress ao esgotamento nervoso, hipertensão, complicações cardiovasculares e diversas descompensações psicológicas. Frequentes dores pela nuca, costas, formigamentos nos dedos são indicativos físicos de que providencias devem ser tomadas.

O stress baixa as defesas do corpo, enfraquecendo o sistema imunológico. Um stress prolongado pode ser a causa de diversos distúrbios e sintomas como gastrite, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, hipertensão, problemas cardíacos ou mesmo uma gripe, ou herpes.

Muitas vezes, o stress provém da nossa psique. Angústia, ansiedade e sentimentos de culpa são alguns exemplos que podem levar ao stress. Muitas pessoas sentem stress quando tem que falar com o chefe, fazer uma prova ou falar em público. Sabemos que estas ações não são perigosas, mas a nossa mente liga o sistema de stress e sentimos o pulso e a respiração aumentarem. Não há riscos se isto acontece de vez em quando. Mas se o nosso corpo está ligado ao stress 24 horas por dia durante muito tempo, podemos ter vários problemas. Algumas das primeiras consequências do stress são: cansaço, irritação, dores na barriga, dores musculares, pressão alta, dificuldade de dormir ou problemas mais graves.

Além dos fatores externos temos também os internos, como as preocupações persistentes com as situações, os sentimentos de incapacidade ou culpa dentro de um relacionamento ou acontecimento, gerando estados de tensão que derivam para sintomas físicos e emocionais.

A massagem terapêutica desestresse trabalha simultaneamente em um nível físico e psicológico. Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é através do relaxamento e o alívio do stress e das dores.

A massagem relaxa a musculatura, e ativa o sistema parassimpático que estimula a secreção de endorfinas e produz uma sensação de bem- estar e relaxamento. A massagem também libera o hormônio ocitocina (que é o hormônio da sensação do prazer), que ajuda a combater o stress. A massagem também traz sensações de carinho, conforto e disposição.

A massagem tem ainda bons efeitos no tratamento da angústia e da ansiedade, e aumenta a tolerância à dor aliviando a tensão e a dor nos músculos gerando mais flexibilidade. Quando a tensão é liberada conseguimos ter uma respiração mais profunda, oxigenando bem músculos e órgãos, resultando no seu bom funcionamento. Assim como uma boa oxigenação sanguínea e cerebral criando condições para o indivíduo prestar mais atenção, de maneira que os problemas e as preocupações constantes possam ser vistos sob nova perspectiva. A paz e a tranquilidade expressos no cuidar permitem que a mente tenha tempo para relaxar e revitalizar-se, resultando em bem estar, e qualidade de vida.

A pressão sanguínea tende a cair com a massagem, e as circulações sanguínea e linfática voltam a funcionar bem, equilibra o PH, o que tem bons efeitos no sistema imunológico do corpo. Mesmo assim, a massagem não deve ser usada na substituição da medicina convencional.

Tempo de duração: aproximadamente 1 hora.

 

Agende seu horário.

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd