Massagem desportiva
logo_espaco_corpo_vital

Rua Dr. Cardos de Almeida, 623 - Centro

Botucatu/SP  Tel: (14) 3814 7695 / 9776 3258

 

desportivaMassagem especialmente desenvolvida para pessoas que pratica atividades físicas e atletas, incluindo todos os atletas de alta competição e todos os atletas que pratiquem exercício físico regular.

Massagem completa com manobras específicas para a anatomia do atleta. Promove analgesia nos músculos fadigados, proporciona relaxamento musculoesquelético, bem como é excelente para o combate das tensões do dia-a-dia.

 

As massagens desportivas são classificadas como específicas, isto é, não apenas para tratar um determinado problema, mas ajudar na preparação prévia para a atividade, nos intervalos da atividade ou depois da atividade. A massagem desportiva também é usada para ajudar a manter o corpo em harmonia.



desportiva1Cada esporte e evento atlético usam grupos de músculos de diferentes maneiras. O fisioterapeuta voltado ao esporte deve ser qualificado para saber tratar cada músculo, grupo de músculos e como eles são afetados por movimentos específicos, e o stress de cada esporte. Estes fisioterapeutas também devem ter conhecimento no uso apropriado da crioterapia.

A massagem desportiva pode ser utilizada antes da prática de exercício físico intenso, de modo a prevenir eventuais lesões musculares (preparando a musculatura para o esforço). E para recuperar a musculatura após a atividade física, contribuindo para a redução da tensão muscular.

A massagem para esporte, quando realizada regularmente, pode trazer os seguintes benefícios:
- Reduz as chances de contusões por meio de alongamentos apropriados e também através da massagem nos tecidos profundos;
- Melhora a amplitude dos movimentos e flexibilidade dos músculos, resultando numa melhora de força e desempenho;
- Reduz o tempo de recuperação entre os exercícios de treinamento, isto quer dizer que você se sente mais disposto a treinar mais. Melhora a eliminação dos produtos metabólicos produzidos durante os exercícios.

Massagem na Competição
A massagem antes e após uma competição tem objetivos distintos, então vejamos:

Massagem Pré-competição:
A massagem antes de uma competição (atividade) é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento, pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhorar a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para seu desempenho máximo.

 

Massagem Pos-competição:
A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

 

Massagem de Reabilitação:
Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares podem ocorrer, mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

 

Reconhecidas as vantagens da massagem desportiva, está comprovado cientificamente que esta técnica produz excelentes efeitos terapêuticos de forma saudável e natural.

 

A massagem desportiva é muito indicada para lesões musculares em geral. Ela aumenta a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas que acumulam nos músculos depois de um treino, principalmente o ácido láctico.

 

A massagem também ativa os músculos antes do treino ou da competição, para estimular a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo.

 

Os primeiros registros de massagem desportiva são das antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham um status grande na sociedade. Até hoje, a massagem desportiva é tida como uma profissão respeitada e quase todo atleta ou clube de elite que atua na área do esporte, tem um ou vários massagistas contratados. Durante centenas de anos em que a prática da massagem foi considerada como um trabalho não sério, a massagem desportiva sempre sobreviveu como um serviço importante dentro da área do esporte.

 

 

A massagem desportiva traz vários benefícios para a pessoa tratada. A grande diferença entre a massagem desportiva e a relaxante é o vigor e a velocidade. A massagem desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea, o que traz uma recuperação mais eficaz depois de um esforço físico. Enquanto a massagem relaxante libera hormônios que acalmam o corpo como ocitocina e endorfinas, a massagem desportiva, devido aos movimentos mais vigorosos, ativa os músculos antes do treino ou da competição, para estimular a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo, que agita o atleta antes do esforço físico.


desportiva2A massagem desportiva pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. Não costuma ser aplicada como uma massagem completa, que visa mais um relaxamento geral. Mas a massagem desportiva funciona para todas as pessoas que fazem algum tipo de esporte, seja como profissão, hobby ou como amador. Ela completa muito bem o treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esporte.

Quem faz exercícios em academia, por exemplo, para ganhar força ou resistência muscular, ou até mesmo qualidade de vida, precisa entender que o descanso entre os períodos de esforço físico é muito importante. Sem ele, a musculatura não tem chance para se fortalecer. Quem treina demais e não tem períodos de descanso, tem maior risco de lesões musculares, e nos tendões. Dores nas articulações podem aumentar. Para ter um ótimo treino, é preciso descansar e relaxar os músculos. Se o atleta não tem tempo suficiente para recuperar a musculatura, ele precisa de um auxílio complementar, como aquecimentos prolongados antes dos treinos, alongamentos e massagem. A massagem desportiva usa muitos alongamentos terapêuticos com a finalidade de esticar as fibras musculares para o tamanho normal. Massagem é sempre indicada como auxílio para alongamento, porque muitas vezes nós musculares ou rigidez geral impedem o movimento e na maioria das vezes causam dor.

 

A massagem desportiva é personalizada para cada atleta, considerando o esporte praticado e onde o atleta se encontra dentro da área de atuação. O tratamento varia muito entre períodos de treino e competição.

 

Agende seu horário com nossa fisioterapeuta no Espaço Corpo Vital.

 

Our website is protected by DMC Firewall!